terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia 8 - Bolonha

Mais uma cidade italiana pro currículo: Bolonha. Sempre tentando cumprir o objetivo de ir em todos os lugares da Itália que deram nome a comidas.

Saí da estação para alegremente atravessar a rua. Agora não ia mais ficar feito um idiota esperando os carros. Tinha aprendido a lição. Mas bastou por o pé no asfalto para que um carro passasse com tudo quase arrancando minha perna.

"Deve ser estrangeiro que não sabe as regras daqui", pensei.

Sem desanimar fui tentar mais uma vez e quase fui atropelado DE NOVO.

Não é possível! Como eu vou adivinhar agora o jeito certo de atravessar a rua em cada cidade?? Que pelo menos coloquem um aviso na saída da estação. Algo do tipo "nesta cidade os carros não param pra você atravessar".

Depois de muito observar finalmente dominei a dificílima técnica de atravessar ruas em Bolonha e consegui andar um pouco pela cidade. E por incrível que pareça, a primeira coisa que me chamou a atenção não foram os pórticos, mas sim as bicicletas.


Bikes pra tudo quanto é lado

Cada grade, cada poste, cade pedaço de qualquer coisa tem uma bicicleta amarrada. É impressionante como andam de bicicleta nessa cidade. Além disso tem estacionamento com centenas de bicicletas, algumas tão velhas e enferrujadas que parecem estar ali há anos

Espero que o dono não pegue tétano...

Mar de bicicletas


Ah, os pórticos, claro. São bacanas. Acho que a principal vantagem deles é permitir que se ande pelo centro de bolonha inteira e não tomar chuva ou sol.


Vendedor de guarda-chuva iria à falência em Bolonha

Fora essas coisas a cidade estava bem decrépita. Depois de ter me acostumado com toda a agitação de turistas das outras cidades, parecia que agora estava numa cidade fantasma. Lugares que deveriam estar cheios de turistas quase totalmente vazios. Pra todo lado portas fechadas, pichação e sujeira. Além disso o Duomo estava em reforma e não dava pra ver nada.


Claro, é só por uns tapumes com a foto da fachada que ninguém vai notar a diferença

Cracolândia à bolonhesa

Bom, acho que escolhi a época errada pra ir em Bolonha...
 
GALERIA DE FOTOS

A foto clássica

O World Trade Center bolonhês

A arca com os restos mortais de são Domenico, o fundador da ordem dos domenicanos. Trocentos artistas trabalharam nela, inclusive Michelângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário