terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia 5 - Pisa



Quando acordei na manha do quinto dia nao podia fazer ideia de que 10 horas depois estaria perdido em uma cidade fantasma. Posso dizer com certeza que foi o dia mais complicado ate aqui.

Eu tinha montado base em Lucca, entao teria que ir até Pisa e voltar no mesmo dia. Meu ingresso para a torre ja tinha sido comprado com antecedencia. As visitas sao feitas em grupo e duram meia hora. A minha estava agendada para as 9:30, mas eu tinha que chegar pelo menos meia hora antes pra trocar o meu comprovante pelo ingresso de verdade.

Mas, obviamente, acordei atrasado. Tive que sair correndo e nao tinha o direito de errar o caminho ou perderia o trem das 7:55, e o proximo soh sairia as 9, hora em que eu ja deveria estar na torre. Me arrumei e sai correndo, mas ja comecei me perdendo dentro do proprio albergue. Desci e subi varias vezes a escada sem encontrar a saida. Perfeito! O tempo passando e eu nao conseguia nem sair da droga do hotel...

Como ainda nao consigo andar direito, foi bem complicado correr. Apertei o passo o mais que pude e fui pra estacao. Cheguei às 7:50, eu ainda tinha 5 minutos. Na bilheteria, 6 pessoas à minha frente. Achei que nao fosse problema, 5 minutos era tempo razoavel pra atender todo mundo. Nao foi. Bom, sabe aquelas pessoas que ficam atravancando a fila? Aquelas que demoram um tempão pra ser atendidas, nao entendem nada do que o atendente fala, fazem perguntas estupidas e levam horar pra tirar o dinheiro do bolso, como se o mundo fosse soh delas? Pois eh, tinha uma dessas pessoas na minha frente. O tempo passava e nada daquele moleque terminar de ser atendido. Nisso eu ja estava totalmente agoniado e com a certeza de que tinha jogado fora o dinheiro do ingresso. Quando finalmente chegou a minha vez, comprei o bilhete e corri pra plataforma. Mas nao havia trem nenhum. No meu desespero nao percebi que o marcador acusava que o trem estava 10 minutos atrasado. Me desesperei a toa..



Na parte de cima da foto, o horario do trem. Na parte de baixo, a hora em que cheguei na plataforma. Se o trem estivesse no horário, eu o teria perdido por 2 minutos.




Ói o trem


Como eu estava muito preocupado com o horario, esqueci de validar o bilhete. Esse eh um detalhe fundamental. Na italia nao existe catraca, voce pode entrar no trem mesmo sem comprar bilhete. Durante a viagem entao vem o inspetor e confere se esta tudo certo. Só que alem de ter o bilhete em maos, é necessario valida-lo na maquineta, para que ele nao seja usado duas vezes. Nao validar o bilhete eh mesma coisa que nao ter bilhete, e se o inspetor pega, a multa eh terrivelmente alta.

Beleza, entrei no trem, e só la no meio do caminho me lembro de que nao tinha validado. Droga! Eu ja tinha ficado agoniado por causa do horario e agora ainda tinha mais uma razao pra me desesperar. Se o inspetor me pegasse eram 50 euros de multa.

Passei o trajeto todo torcendo pra que ele nao passasse e foi com alivio que ouvi o alto falante anunciar que tinhamos chegado a Pisa. Dessa vez eu tinha escapado.

Confesso que fui meio displicente ao fazer o roteiro de Pisa. Sempre ouvi dizer que a torre era a unica coisa util daquela cidade e pensava que haveria uma estrada de tijolos dourados me guiando ate a torre. Mas tive que desbravar o caminho na raça, nem placa indicativa tinha. Um sujeito estranho e mal encarado tentou me abordar, mas usei meu jogo de corpo pra dar uma finta nele e continuar meu caminho. Ate que finalmente avistei a torre.

Podem me chamar de fresco, deslumbrado, maricas, etc. Mas ver ao vivo algo que sempre ocupou seu imaginario desde a infancia eh uma experiencia emocionante. E ela é BEM mais inclinada do que eu imaginava




Voces todos estavam errados! A Torre Eiffel fica em Buenos Aires, como atesta a foto acima


Subir ate la em cima eh devastador para um coracao sedentario, mas eh divertido. O corpo tomba de um lado pro outro e nao eh nada dificil despencar escada abaixo, levando consigo todo mundo que vier atras.


as escadas da torre




eu la em cima



Caminhei mais um pouco pela cidade e realmente nao vi muita coisa alem da torre. A cidade eh bacana e tal, mas eu ja estava anestesiado pelo impacto visual de Lucca.

Voltei pra torre pra me despedir, dei a ultima olhada e fiquei me perguntando quando teria a oportunidade de ve-la de novo. Logo descobri a resposta: em 52 minutos. Quando eu estava chegando perto da estacao lembrei do postal que a Ju me pediu e tive que voltar. Comprei o postal, revi a torre e agora sim me despedi.

É agora que começa a parte terrivel. Comprei meu bilhete de volta e dessa vez nao esqueci de validar. Eu estava achando que poderia viajar tranquilamente sem medo do inspetor. Bom, pelo menos era pra ter sido assim. Eu sei que todo mundo vai rir da minha cara, mas eu estava tao cansado que acabei pegando no sono dentro do trem. Acordei a tempo de ver a plaquinha que indicava a estacao de Lucca ficando pra tras. Quando voltei meus olhos pro interior do trem eis que vinha o inspetor de passagens conferindo o bilhete de todo mundo. Gelei na hora! Eu tinha comprado e validado uma passagem ate Lucca. Meu bilhete nao valia pra continuar viajando depois daquilo. Ou seja, eu estava, de novo, sem bilhete. So que agora o inspetor estava bem ali na minha frente e queria ver minha passagem. Quando ele notou que o bilhete soh valia ate Lucca seu semblante mudou na hora de "simpatico" para "what the hell???" Tentei explicar que eu tinha dormido, mas ele nao falava ingles. Depois de muita conversa, gestos e cara feia (por parte dele), acho que consegui me fazer entender. Ele disse algo como "proximo" e "ten minutes", e me mandou descer.

O trem parou na proxima cidade e desci pra esperar o "proximo" trem que viria em "ten minutes" no sentido contrario pra me levar de volta a Lucca. Na porta ao lado, um sujeito estranho que tinha sido pego sem bilhete era expulso enquanto gritava "bastardo" e sacudia o punho em direcao ao trem. Esse cara depois sumiu e foi pra nao sei onde. Fiquei absolutamente sozinho.

Essa estacao em que eu desci se chamava San Pietro a Vico e ficava absolutamente no meio do nada. Parecia cidade fantasma de filme de faroeste norte-americano. Nao tinha bilheteria, funcionario, nao tinha nada. E nao havia nenhuma alma viva num raio de kms. O silencio só era quebrado pelo som de insetos no meio do mato.



a estacao fantasma


Esperei varios "ten minutes" e nada de aparecer trem. Nisso o sujeito mal encarado volta, olha pra mim e diz "bastardo", se referindo ao inspetor e provavelmente achando que eu tambem tinha sido expulso por malandragem. Ele comecou a falar diversas coisas incompreensivels em italiano, mas logo viu que eu nao entendia nada.

Achei muito sui generis ficar ali sozinho na estacao fantasma com o sujeito estranho que anda clandestinamnente nos trens, mas resolvi voltar a pé. O trem nao ia passar nunca e o cara ja tinha percebido que eu era um turista perdido e, portanto, uma presa facil.

O caminho mais logico para voltar para Lucca era seguir pela rodovia paralela à linha do trem.


Lucca é por ali, ó



Eu ate cogitei seguir pela propria linha, mas nao havia espaco pra me desviar. Eh claro que desde que assisti "Conta Comigo", desviar de um trem se tornou uma das minhas metas. Mas ali nao havia pra onde me desviar.
Segui rumo a rodovia e notei que nao havia acostamento. Eu tinha que andar em cima da estrada, com carros passando a 100km/h bem rente ao meu corpinho.





carros a 100km/h e nada de acostamento



Ah, a estrada nem duplicada era, tinha apenas uma faixa pra ir e outra pra voltar.

Soh precisei andar 200m pela estrada pra perceber que aquilo era suicidio. logicamente todos os motoristas se perguntavam quem era aquele doido mancando no meio dos carros a 100 por hora. Como eu tinha prometido a muita gente que eu nao morreria durante a viagem, resolvi procurar outro caminho. Fui caminhando pra fora da rodovia pra ver se achava uma estrada vicinal que me levasse ate Lucca. Nisso ja ia começar a escurecer e fiquei realmente preocupado. Eu estava literalmente com o pé na estrada, perdido no meio do nada e se nao conseguisse achar o caminho enquanto era dia a coisa ia ficar feia.


Quando ja estava quase desistindo e voltando pra rodovia, avistei uma estradinha q ia pra direcao que eu queria. Abro um parentese aqui pra um fato bizarro: qdo eu sai de Lucca ja nao aguentava mais andar, e agora estava em uma situacao em teria que andar o dobro do que ja tinha andado ate ali. Mas tudo bem. Peguei a estradinha e caminhei por horas sem encontrar Lucca. 'Eu só posso estar no caminho errado, pensei.

Antes que perguntem, eu tenho GPS, mas ele era inutil sem os mapas do local.

Foi entao que tive um estalo. Abri o msn na esperança de encontrar alguem online. Soh tinha o meu amigo Dog, entao teria que ser ele mesmo. Mandei abrir o Google Earth, passei minhas coordenadas GPS e pedi pra ele traçar uma rota até Lucca e me dizer se eu estava longe.

Depois de ficar de gracinha me fazendo achar que eu tinha ido pro lado errado, ele resolveu me ajudar em uma operacao digna de Jack Bauer e Chloe, do 24hs.
Eu estava bem mais perto do que imaginava. Seguindo as indicacoes dele logo avistei o muro. Um alento pro meu pobre coracao assustado. Mas nao pras minhas pernas. Ainda faltava uma hora de caminhada ate o hotel!


17 comentários:

  1. Você quer que a gente fique com dó de você, é?

    ResponderExcluir
  2. Ah, em tempo: fresco, deslumbrado, maricas!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito que tu fez isso! Tu é muito nerd!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ô cabeção, mas pq vc não usou o Google Maps? Se o MSN funciona, o maps tb, não?

    ResponderExcluir
  6. Gallo: qdo eu diisse
    que podia me chamar de
    maricas deslimbrado era
    apenas retorica. Mas vc
    tera o troco assim q eu
    achar mais um empreendimento
    das organizacoes Gallo

    rê: thanx pelo elogio :)

    klebo: eu pago por kb. o msn
    usa pouco, mas google maps
    eh uma fortuna

    ResponderExcluir
  7. Por que alguém tem apelido de "klebo"?

    ResponderExcluir
  8. ah galo, porque nao te calas????

    ResponderExcluir
  9. Foto 5 = {
    Turista estranho == echo "Ei tom, como vc fez na parada gay mesmo?";
    Tom == echo "assim ó";
    MENORQUEclickMAIORQUE
    };

    ResponderExcluir
  10. quero ver acertar é esse ó
    http://haznos.org/2009/04/super-nintendo-game/

    ResponderExcluir
  11. Gente, tem cada gato aqui

    ResponderExcluir
  12. pq maricas?
    quando vai sair do dia 5

    ResponderExcluir
  13. Clayton, por que tua viagem parou no dia 5?

    ResponderExcluir
  14. clay, se você não aparecer, vou contar todos os capítulos de lost aqui.

    (ai, que ameaça ridícula, você já deve ter lido TODOS os spoilers)

    ResponderExcluir
  15. Apareci! fê, na realidade eu assisti tudo! Claro que não é a mesma coisa ver no celular, mas a ansiedade é maior que a razão

    ResponderExcluir