sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dias 2 e 3 - Roma

Esse albergue em que fiquei em Roma nao tem café da manhã. Entao acordei cedo e fui ao mercado comprar algo pra acompanhar as bolachas que tinha trazido do Brasil. Paguei 80 centavos numa garrafa de meio litro de leite e tomei meu café da manhã na piazza Navona.



Olha o que tinha no mercado: Nutella 5kg! Meu mais novo sonho de consumo


Alias, esqueci de falar uma coisa. Como meu orçamento é limitadissimo, estabeleci uma meta de gastar no maximo 10 euros por dia com comida. Claro que um dia ou outro eu posso ate fazer uma extravagancia, mas tem que ser algo bem pensado. Eu achava que ia ser bem dificil cumprir a meta, mas logo no primeiro dia ja achei pizza ou espaquete, mais a bebida, por 6 euros.



Macarrao a carbonara + coca-cola com o panteao ao fundo: 8 euros do mais puro colesterol


Quero tambem deixar os meus agradecimentos a todos que me assustaram dizendo que refrigerante na Europa é carissimo e que uma latinha custava 6 euros. Como não sou chegado em bebida alcoolica, achei que ia ter que beber só agua todos os dias pra nao ir à falencia. Era alarme falso. Nos supermercados de Roma achei coca cola por 66 centavos.

Nesse segundo dia foi a vez de ir na Piazza Spagna e na Fonte Trevi. Só pra deixar claro: eu tinha feito um roteiro perfeito, com mapas, indicacoes, etc. E ele funcionou perfeitamente. Eu andava pelas ruas de Roma como se estivesse no meu proprio bairro. Mas chegou uma hora em que cansei de seguir o roteiro e resolvi andar à esmo e me perder propositadamente. Se eu nao tivesse feito isso nunca teria encontrado a Porta Pinciana e a Vila Borghesi.



Piazza Spagna, onde a gurizada gosta de ficar sentada. A vista é bem legal lá de cima. Tomei meu café da tarde aí




Fontana di Trevi



Porta Pinciana


A Vila Borghesi eh demais. Um imenso oasis verde no meio da loucura de roma. E como o clima estava propicio acabei deitando na grama e confesso que foi extremamente dificil criar coragem pra sair dali depois.




eu na vila borghese


Castelo de Santo Ângelo (spoiler: onde a anti matéria tava escondida!)


Depois chegou a hora de ir ao Vaticano. Nada demais aqui. O moço da segurança nao deixou ninguem entrar pq estava tendo missa do papa (outra). Neste momento o estado dos meus pés estava realmente lastimavel, eu nao aguentava dar mais nem um passo sequer sem que isso resultasse em muita dor. Mas nunca que esse pequeno problema ia me fazer esbanjar 1 euro no bilhete de metro. Eu ia voltar pro albergue a pé.


papa no telao; eu nao pude entrar



A guarda suiça e seu discreto uniforme




eu e meu radiante sorriso na praça sao pedro



Me pus a andar, manquejando, de volta pra minha cama. Foi entao que eu, achando que ja sabia tudo sobre Roma, cometi mais um erro: guardei o mapa na mochila imaginando que saberia chegar ao hotel. Bom, nem preciso dizer que me perdi feio. O trajeto que deveria demorar 40 minutos ja levava 3 horas quando finalmente consegui me localizar. Avistei o Coliseu, meu ponto de referencia pra chegar no hostel. Quase me arrastando fui me dirigindo pelo caminho do albergue. Foi entao que notei uma coisa estranha: tinha uma MULTIDAO fazendo aquele mesmo caminho em direçao ao Coliseu.



multidao indo pro Coliseu


Estranhei o porquê de tanta gente estar indo ao Coliseu àquela hora da noite. Um forte cheiro de vela impregnou o ar. Ouvi uma voz familiar e logo percebi do que se tratava. Era o papa. Sim, ele mesmo. De novo! Estava no Coliseu para a procissao da Sexta-Feira Santa. Eu tinha sido miseravelmente derrotado. Um senhor com mais de 3x a minha idade tinha saído antes de mim do Vaticano e chegado bem antes ao Coliseu. Tentei fotografar, mas daquela distancia, e à noite, era impossivel fazer o papa ficar nitido na foto. Deixei pra la e fui em direcao ao hotel. Minha primeira passagem por Roma estava chegando ao fim


Fotos que o povo pede

Coloco abaixo fotos de coisas curiosas ou que me pediram pra tirar




Quem diria, o Gallo tem uma boutique em Roma




O Rocky pediu pra eu fotografar um garanhao italiano. Só achei esse.




Uma ferrari!


um natal no Rio rende ate filme italiano


18 comentários:

  1. nao consegui, eu soh volto pra Roma dia 25. Cade os acentos desse troço, meu Deus!! Nem a interrogacao sei onde fica

    ResponderExcluir
  2. TOOOOOOOOOOM

    Estou TÃO empolgado com sua viagaem que to pensando em ir ai te encontrar.

    Estou pensando em fazer um corte na Trama e trazer a borghesi pro rj, o que acha? Os italianos nem vão sentir falta. Não tem zona, eles não ligam.

    Compra um soldade suiço pra mim?

    Fale se vc riscou o carrom, montou no cavalo, roubou a ferrari e foi pro cinema invejar o rio de janeiro? São todas as cosias que um paulista faria.

    Me traga um pouco de terra do coliseu ok?

    SORRIA NAS FOTOS SEU IDIOTA! VC ESTA EM ROMA PELO AMOR DE DEUS!

    Coma macarrão com nutela e mude sua forma, plx. A GF vai apreciar.

    Agora pare de preguiça e continue a postar, vc ta ai faz 1 mes e esta falando do 3o dia ainda.

    Vagal!

    Está com meias limpas? Você sabe o que dizem sobre ter meias limpas.
    Levou uma toalha? Um mochileiro das galaxias sempre precisa de uma toalha.

    Que oculos bacana meu! Quem ajudou a escolher? :D

    E volte logo, não tem ninguém que se irrita quando eu falo mal de lost :(

    ResponderExcluir
  3. Ah! A namorada quer um notebook. Trás pra ela do free shop!

    ResponderExcluir
  4. Arrume um emprego ai! Preciso de um lugar útil pra passar as férias.

    ResponderExcluir
  5. Volte no coliseu, pegue minha terra. Quando estiver lá, pare bem no centro e grite "MEU NOME É TOMIUS MAXIMUS DECIMUS MERIDIUS TOMIUS". E filme, obiviamente.

    ResponderExcluir
  6. Se você vir o bruce willis por aí, corra.

    ResponderExcluir
  7. Pq na sua foto todas as pessoas estão olhando pra ferrari e sorrindo? Vc devia vender essa foto pra fazerem um ad.

    ResponderExcluir
  8. Com rua reta e lisa é facil, quero ver andar de ferrari em rocha miranda.

    ResponderExcluir
  9. Mas rocky, vc está em botafogo. Lá todas as ruas são perfeitas.

    ResponderExcluir
  10. o header do seu blog me da nauseas :(

    ResponderExcluir
  11. olha vc!

    http://sales.starcitygames.com/cardscans/MAGUNH/fascist_art_director.jpg

    ResponderExcluir
  12. Gracias pela lembrança, Clayton. É um carro das Organizações Gallo, conglomerado presidido por papai.

    ResponderExcluir
  13. *SPOILERS*

    No próximo post, Tom encontra uma turminha do barulho no trem para Lucca e apronta altas confusões.

    ResponderExcluir