quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dia 12 - Cortona

Era meu último dia em Florença, mas ainda dava tempo de dar uma passadinha em Cortona, lendária cidade fundada pelos etruscos onde foi rodado o filme "Sob o Sol de Toscana". A cidade é uma das mais antigas da itália. E é bem diferente do que estamos acostumados.

Pra chegar até Cortona tive que descer na estação de Camucia, outra cidadezinha toscana. Eu já tinha calculado pelo Google Maps que a caminhada ia ser boa e estava preparado. Mas claro que quando eu cheguei lá as coisas sairam bem diferentes do planejado...

Pra começar, o Google Maps não tinha me revelado que a cidade fica NO ALTO DA MONTANHA. Sim, eu tinha previsto que ia andar 5km, mas ninugem tinha me falado nada sobre ESCALAR 5km!!

Mas tudo bem, a vista lá de cima compensa. Pena que estava um pouco nublado, mas mesmo asism deu pra avistar até o lago Trasimeno, local onde ocorreu uma das mais famosas batalhas da Segunda Guerra Púnica, 2 séculos antes de Cristo



Pra vocês terem uma ideia da altura do morro que tive que subir... aquele lá no fundo é o lago Tresimano



Pq diacho precisam avisar isso? :S




Olha os estruscos aí de novo, geeeente. A plaquinha explica tudo sobre o muro



Cortona parece um daqueles típicos vilarejos italianos que a gente vê em filmes, casinhas de pedra com flores na janela, donas de casa com lenço na cabeça e uma forte tradição católica. Mas uma coisa é terrível: as subidas não acabam quando você chega na cidade. Elas ficam piores. Cortona praticamente não tem nenhuma rua plana. Pra qualquer lugar que se queira ir, é necessário ir subindo (ou descendo). Morar nesa cidade é só pra quem tem muito fôlego e pernas.



Não se iluda, as descidas são piores que as subidas... falo por experiência própria



Desde os tempos mais primórdios os etruscos fazem portas etruscas



Mas o bacana é que tudo ali respira história. Desde o muro de quase 2500 anos até as igrejinhas do século XIII, parece que nada em Cortona tem menos 700 anos



Essa é uma das construções mais modernas que encontrei em Cortona



Eu realmente queria ter ficado ali e explorado mais, só que tinha que voltar pra Florença. Eu já estava com passagem comprada e meu trem iria sair no inicio da noite em direção a Paris. Tinha finalmente chegado a hora de try and find FRANCE!

Mas antes de contar as histórias dos meus encontros e desencontros em Paris, deixo aqui mais algumas fotos de Cortona.




Uma tumba etrusca em Cortona











Várias fotos de Cortona... vamos ignorar um pouco a lei que manda ter uma legenda por foto



Um comentário: