sexta-feira, 8 de maio de 2009

DIa 13 - Paris

A essa altura todos já sabem que o encontro com o Madura foi um fiasco. Mas antes de dar inicio aos relatos do décimo terceiro dia preciso voltar um pouco no tempo, mais precisamente até as 21:06 do dia anterior, horario de partida do trem que me levaria de Florença até Paris.

A viagem estava prevista pra durar 12 horas, mas tinha a vantagem de ser um trem noturno, com camas pra gente ir dormindo o caminho todo.

Muita gente pode perguntar pq eu não fui de avião, já que todos sabem que as passagens na Europa são bem baratas, portanto vou explicar aqui meus motivos

1) As estações de trem ficam no centro das cidades. A de Florença, por exemplo, ficava a 3 minutos a pé do albergue onde me hospedei. Já os aeroportos são todos bem longe. E os aeroportos onde as companhias "low fare" operam são mais ou menos como Viracopos e chegam a ficar a mais de 100km da cidade.

2) Pra viajar de trem não tem frescura de check in, despachar bagagem, passar pela segurança, etc. Se a pessoa chegar faltando 2 minutos pra partida ela embarca numa boa.

3) Era um trem noturno. Só nessa jogada eu já economizava uma noite de albergue e no final, mesmo demorando bem mais que o avião, eu acabei ganhando tempo.

4) Planejar a viagem com antecedencia, como eu fiz, permite comprar a passagem também com antedencia. Bilhetes comprados 30 dias antes da partida custam 35 euros de qualquer cidade grande da Italia até Paris.

5) E claro, o motivo principal: eu sempre quis viajar pelos países da Europa de trem =)



O trem chegando na estação



Mas nessa história toda eu cometi um erro. Eu não tinha ideia de como eram as camas e na hora de comprar a passagem escolhi a de baixo. Aqui vai mais um conselho meu: se você tem mais de 1.60m, NÃO escolha a cama de baixo. Elas são diferentes das outras pq se transformam em sofás. Simplificando, elas têm um encosto que rouba uns 30% do espaço, o que prejudicou bastante o meu sono. As outras camas todas são bacanas, mas a de baixo é roça



Quarto do trem noturno. NUNCA vá na cama de baixo se você tiver mais de 1.60m


Corredor do trem


Como dormi muito mal, acabei acordando cedinho e fui pro corredor ver as paisagens. O trem deveria chegar na estação lá pelas 9 da manhã, e eu tinha combinado de encontrar o madura 10 da manhã na pirâmide do Louvre. Aparentemente o tempo não seria problema



Paisagem francesa, vista de dentro do trem



Nisso já eram quase 9 horas e eu não tinha a menor noção de distância. Logo percebo que o trem diminuiu a velocidade e se preparava pra parar na estação. Quando eu já ia pegando minhas coisas pra sair percebo que não era a estação de Paris. Era uma tal de Djon Ville, onde o trem deveria ter chegado às 6:33. Ou seja, o trem estava mais de duas horas atrasado.


Isso fez com que eu chegasse em Paris bem depois do horário combinado com o Madura. Originalmente eu teria uma hora pra deixar as coisas no hotel e achar o Louvre, onde ele estava me esperando. Só que àquela altura ja era meio dia e não havia tempo pra mais nada. Peguei minhas coisas fui rumo ao Louvre literalmente de mala e cuia. Todo aquele peso acabou me atrasando mais ainda e cheguei lá aproximadamente 13:10. Procurei, procurei e nada do Madura.


Finalmente em Paris!


O Madura deveria estar aí



Fiquei com medo dele estar lá e eu não achar. Dei várias voltas na pirâmide, fui em todo canto e não achei. Tentei ligar pra ele mas só dava caixa postal. Esperei até umas 17:00 mais ou menos e percebi que não tinha como ele estar ali. Só depois descobri que ele tinha me esperado até as 13:00. Uma pena... mas tudo bem, ele não tinha como saber.


Resolvi voltar pro hotel, mas antes queria dar uma passadiha na torre Eiffel. Fui costeando o rio Sena até chegar naquele monte de ferro retorcido que as pessoas insistem em chamar de monumento mais famoso do mundo



Eu e o rio Sena



Metido é a vovózinha... :P



Eu, totalmente blasé, diante da torre eiffel.



Eu e a torre inclinada de Paris. Claro que eu não poderia ficar sem a foto mais clássica



E esse foi o meu primeiro dia em Paris. Pena que não deu certo achar o Madura, mas mesmo assim fui muito bacana. E não percam amanhã minha tentativa de bater o recorde do Louvre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário