sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia 21 - NY parte 4

É bacana ir a uma guerra? Matar ou morrer em nome de uma causa? E o que você acha de ter à sua disposição todos aqueles brinquedos fantásticos que se vê nos filme, tais como caças supersônicos, fuzis, submarinos, etc? E que tal poder mostrar pra todo mundo que você é o mais forte?

Eu pensava em todas essas coisas enquanto estava à bordo do porta-aviões USS Intrepid, um gigantesco navio construído na Segunda Guerra Mundial, e que agora é um museu em Manhattan. No interior e no deck do porta-aviões são exibidas algumas das mais sensacionais, velozes e poderosas máquinas de guerra criadas pelo homem. Tem até o famosíssimo caça F-14 Tomcat, que eles fazem questão de relembrar que foi a máquina usada pelo Tom Cruise no filme Top Gun.

Não é fácil sair de lá sem exclamar pelo menos um "uau" diante de todos aqueles brinquedos aparentemente tão fantásticos. O museu também tem bastante espaço pra exaltar a atitude heróica dos homens e mulheres que pilotaram aquelas máquinas, deixando claro que estar em uma guerra é a maior das realizações humanas. Isso tudo regado a uma música ambiente daquelas bem inspiradoras e emocionantes...

Cara, por pouco eu não saio dali direto pra um posto de alistamento do exército. Sério. Só me detive depois de lembrar que eles não aceitam estrangeiros. Empecilho que não se aplicava a todos os futuros soldados que eu vi no museu aquele dia. Meninos (principalmente) e meninas cujos olhinhos brilhavam diante de toda aquela exibição de poder.

Sei que esse post destoa do resto do blog e me desculpo por todo o cinismo exibido nos parágrafos acima, afinal, não posso negar a importância e a virtude de muitos que perderam a vida em guerras por uma causa nobre. Mas acho uma crueldade induzir criancinhas a sonhar com isso.

Enquanto eu escrevo isso veio de forma nítida à minha mnte a imagem de um garotinho que eu vi em algum dos aerportos pelos quais passei (não me recordo qual). O menino brincava entusiasmado com uma bola de basquete imaginária. Dava dribles, fazia cestas, pegava rebotes e, claro, era ovacionado por sua também imaginária torcida. E quantas outras crianças por aí tocam suas guitarras e baterias imaginárias em um show de rock para multidões? E não podemos esquecer também daquelas que em seus sonhos fazem o gol da final da copa do mundo. E sabe o que me entristece nisso tudo? Saber que muitas daquelas crianças também entraram no museu sonhando com uma bola de basquete, mas a trocaram por um fuzil imaginário, com o qual matam centenas de inimigos imaginários. Até que finalmente chega o dia em que o fuzil deixa de ser imaginário. Mas os inimigos, quase sempre, continuam sendo...

Vamos às fotos:



O porta-aviões. Infelizmente com imagem da Wikipedia pq esqueci de tirar foto do lado de fora =(

Cabine do capitão

Olha o meu deslumbramento diante daqueles brinquedos todos!


O submarino USS Growler. Legal, né? E ele tem um missil Regulus pronto pra ser lançado sobre qualquer meliante


Eu com o famoso caça F-14 Tomcat

Missil do F-14 Tomcat

Detalhe da turbina do F-14 Tomcat


Um Concorde

Cabine do Concorde


Detalhe do prego no bico do concorde. Repare como ele já tá meio torto.

Lockheed A-12. Algumas versões desse caça são invisíveis aos radares (stealth)



Vou deixar também alguns links da wikipedia pra quem quiser saber mais sobre o porta-aviões:

O museu: http://en.wikipedia.org/wiki/Intrepid_Sea-Air-Space_Museum

O porta-aviões: http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Intrepid_(CV-11)

O submarino: http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Growler_(SSG-577)

Ah, estou dividindo esse post em dois. Logo mais posto a continuação do quarto dia em NY, ok? Inté...

Nenhum comentário:

Postar um comentário