segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dia 20 - NY parte 3

O mais turístico dos programas me esperava logo na manhã do vigésimo dia: a Estátua da Liberdade. Eu tinha me referido à Torre Eiffel como o monumento mais famoso o mundo. Retiro o que disse, a Estátua da Liberdade disputa pau a pau esse título.

Antes de pegar a balsa que leva o povo até a ilha, é necessário passar por um esquema de segurança semelhante aos dos aeroportos. Eu passei por tantos check points como esse ao longo da viagem, em museus, aeroportos, etc., que já sabia de cor todos os procedimentos. Minha mochila passou por tanto raio-x durante essas férias que já é possivel utiliza-la como substituta do urânio na fabricação de bombas atômicas.

Como era de manhãzinha, tinha pouca gente na fila e foi tudo muito rápido. Logo eu já estava na ilha.


Eu e a estátua

A estátua vista da balsa

Nunca tinha percebido o quanto ela é gorda!

Manhattan ao fundo

Estavam gravando uma novela



A estátua é bem pequena, acho que todos a imaginam bem maior antes de chegar à ilha. Depois da estátua, a próxima parada da balsa é na Ellis Island, local onde eram recebidos os imigrantes até 1954. O museu da ilha é interessantíssimo e conta como era a recepção aos estrangeiros naquela época, além de mostrar a contribuição dos imigrantes para a construção do que hoje são os EUA e também deixar claro que praticamente todo norte-americano tem em suas veias sangue estrangeiro.

Vendo tudo aquilo fica dificil imaginar que o mesmo povo que reconhece a importância dos imigrantes seja tão arisco em relação aos estrangeiros de hoje

Local onde eram recebidos os imigrantes para cadastros, triagem, exames, etc.


Mais uma vez peguei a balsa de volta ao Battery Park e sentei um pouco pra descansar e observar o ambiente. O legal é que empre que eu parava em uma pracinha da Europa pra comer algo, logo apareciam dezenas de pombas querendo filar minhas bolachas. Em NY as pombas ainda tem que enfrentar a concorrência dos esquilos.

Além das pombas, o povo tem que dividir a comida com os esquilos...



EMPIRE STATE

Mas a tardezinha fui subir no Empire State, no elevador super veloz deles. NY é linda vista lá de cima, principalmente à noite.


Noite de NY vista a partir do Empire State


De dia


Eu lá em cima






Um comentário: