domingo, 10 de maio de 2009

Dia 17 - Roma

De volta a Roma, agora pra ir no Museu do Vaticano e finalmente tomar o famoso sorvete.
O trem tinha chegado com atraso, então só tive tempo de deixar minhas coisas no albergue e correr pro museu. Eu já tinha comprado o bilhete com antecedência, mas ele vem com hora marcada e eu estava atrasado. Pus à prova os meus conhecimentos sobre a cartografia romana e obtive sucesso, chegando rapidamente até a praça Sâo Pedro. Havia uma fila enorme na praça e eu pensei que fosse pro museu. Fui me informar com os guardas e descobri que o museu nem sequer ficava ali, pra chegar nele é necessário ir contornando os muros do Vaticano por fora da praça Sâo Pedro


A praça São Pedro

Os muros do Vaticano

Mais guardinhas

Sempre quis saber o que tinha nesses pilares



O guardinha que verificava os ingresos na entrada perguntou de onde eu era. Quando respondi "Brasil" ouvi o mesmo comentário que já tinha ouvido sempre que dizia minha nacionalidade: "Cara de sorte!".

Também gostei bastante do Museu, principalmete por que eu tinha me esquecido que o quadro "A Deposição de Cristo", do Caravaggio, está exposta lá. Eu estava andando distraidamente pelas galerias quando de repente me deparo com esse quadro. Sempre fui fascinado por ele desde a primeira vez que o vi em um livro de escola, na minha longinqua infância. Desde então sempre acontece de eu ver uma reprodução dele em algum lugar e sempre paro pra olhar. Mas agora eu estava ali diante da obra original.


A Deposição de Cristo, do Caravaggio

Outra surpresa bacana foi descobrir que o Museu do Vaticano também tem uma seção sobre o Egito, e o que é melhor: a múmia deles é ainda mais legal que a do Louvre.


Olha que lindona

Tem até cabelinhos

A visita termina na concorridíssima Capela Sistina e com uma tremenda dor no pescoço. Os afrescos são bem altos e é preciso contorcionismo pra enxergar algo. Vários cartazes proíbem a galera de deitar no chão. Hahahaha, fico imaginando se alguém já tentou deitar na Capela Sistina... também era proibido tirar fotos, então sem imagens desta vez.

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Agora sim eu teria que enfrentar aquela fila pra entrar na basílica. A parte mais legal é o mausoléu dos papas. O túmulo do João Paulo II, obviamente, é o mais concorrido. Cartazes espalhados por toda parte lembram o pvoo de que aquilo é um cemitério e não um lugar turístico, por isso as fotos não são permitidas. Mas só existe vigiância mesmo diante do JP2

O túmulo do papa Joao Paulo I era o único além do JP2 que também tinha flores

Sepulcro do apóstolo Pedro

Lista dos papas no mausoléu

Dentro da basílica

Putz, todas minhas fotos da Pietá ficaram fora de foco =(

SORVETE

Nunca tive tanto trabalho na minha vida pra tomar um sorvete, mas eu não poderia sair de Roma sem experimentar.

Era sábado, calorão, e todas as soveterias de Roma estavam concorridíssimas. Perto do Vaticano tinha uma sorveteria cuja fila tinha uns 50m, até achei que estavam distribuindo sorvete de graça...

Mas no meu caso eu tinha uma sorveteria especifica pra ir, a Giolitti, recomendada pela Denise e pelo Alencar. Eu já amargava uma derrota na minha tentativa anterior e não podia sair dali de mãos abanando. Entrei na sorvteria e fui pro caixa pegar a ficha. Dez minutos de fila depois peguei minha ficha e me dirigi ao balcão onde deveria retirar o sorvete. Foi aí que começou o martírio. O balcão era praticamente uma filial do coliseu com umas 50 pessoas se degladiando por um espaço onde pudessem chegar no moleque que monta o sorvete. E só havia UM moleque pra atender a multidão toda. Era empurrão de todo lado, pisão no pé, esmagamento e outras atitudes simpáticas. Levei uns 40 minutos pra chegar no balcão e mais uns 10 pra conseguir que o sorveteiro me desse atenção e pegasse minha ficha.

Mas sai de lá vitorioso com meu sorvete na genialíssima combinação de melão com chocolate! (os únicos sabores que eu consegui entender o nome)

O sorvete mais dificil da minha vida




Nenhum comentário:

Postar um comentário